segunda-feira, 8 de abril de 2013

ESTUDAR FILOSOFIA


 
 



Pintura de Miró

Estudar Filosofia, como estudar outra disciplina qualquer, é uma atividade que exige esforço e método. Sem método, o esforço é ineficaz. Com método, a aprendizagem torna-se mais agradável e o sucesso mais fácil.

Para te ajudar a estudar melhor, oferecemos-te aqui algumas orientações metodológicas sobre a leitura, a participação nas aulas, a elaboração de trabalhos e a realização de provas.

 

 


-A leitura eficaz de um texto ou de um conjunto de textos processa-se, em geral em duas etapas distintas:

 

Primeiro deves ler por alto, fazer uma leitura rápida, dando particular atenção a títulos, esquemas, ilustrações e frases em destaque. O objetivo é saber de que assunto se trata e identificar os elementos mais importantes ou mais interessantes do texto.

Agora que já tens uma visão geral do assunto, chegou o momento de ler o texto em profundidade. Nesta segunda etapa, deves aproximar-te do texto, de forma cuidadosa e crítica, para compreender o que se diz e como se diz. A compreensão do texto é fundamental para elaborar corretamente esquemas ou resumos e para fazer bons comentários.

 

-Deves consultar o dicionário

 

A ignorância das palavras constitui o primeiro obstáculo à compreensão de um texto. Por isso, deves consultar o dicionário, sempre que encontres palavras cujo significado não conheces. Podes consultar um dicionário geral ou um Dicionário de Filosofia.

 

-Elabora esquemas e resumos

 

Os esquemas e resumos facilitam a aprendizagem e permitem revisões rápidas antes das provas.

Os esquemas são simples enunciados de palavras chave e podem ter a forma de índices, quadros, desenhos ou mapas. Representam grande economia de palavras e permitem visualizar facilmente o conteúdo de um texto.

Os resumos são reconstruções abreviadas do texto original, por palavras próprias do leitor, seguindo o plano e o pensamento do autor. Isto exige a identificação e o registo das ideias de cada parágrafo.

Atenção, resumir não é comentar. Um bom resumo diz apenas, com brevidade, clareza, rigor e originalidade, o que disse o autor do texto. O comentário vai além do resumo. Comentar implica:

 

.Compreender as ideias principais do texto e os argumentos utilizados pelo autor para defesa dos seus pontos de vista;

.Situar o texto na obra do autor e no seu comentário literário, histórico ou filosófico;

.Apreciar o valor das ideias apresentadas, comparando-as, por exemplo, com as ideias defendidas por outros autores a respeito do mesmo assunto.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário